Silva (2009)afirma que"o currículo não é um elemento inocente neutro de transmissão desinteressada de conhecimento social.O currículo esta indicado em relações de poder,o currículo transmite visões socias particulares.O currículo não é um elemento transcendente e atemporal - ele tem uma história,vinculada as formas especificas e contigentes de organização da sociedade e da educação"(MORREIRA e SILVA,2009 p.8)
Currículo real: é o currículo que se materializa dentro da sala de aula com professores e alunos a cada dia em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
Currículo oculto: é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores.
O currículo oculto apresenta tudo o que os alunos aprendem diarimente em meio as várias práticas,atitudes,esta oculto por que ele não aparece no planejamento do professor (MOREIRA ;SILVA,1997).
Currículo Prescritivo ou Formal: referem-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino é expresso em diretrizes curriculares,objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudos.Este currículo e que traz institucionalmente os conjuntos de diretrizes como os parâmentros curriculares nacionais.O currículo vigente apresenta-se como currículo formal,legal e enuncia o discurso da classe que esta no poder,traduzido em disciplinas e programas passado ao professor na forma de guias de ensino,programas,livros didáticos.
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